Qual o melhor caminho para as Empresas?

Esta é uma discussão que deve ser tomada após uma análise mais profunda por um especialista na área econômica, em conjunto com um advogado empresarial. Após uma auditoria é comum chamar à discussão os sócios e os acionistas para a tomada de decisão final. Não existe um modelo pronto. Por muitas vezes, a prática tem mostrado que somente em último caso deve-se optar pela Recuperação Judicial (RJ), pois trata-se de uma medida extrema, de impacto relevante junto ao mercado, e que tem por escopo principal o resgate da atividade econômica da empresa. Entretanto, o caminho a ser percorrido geralmente é árduo e demanda muitos esforços. Em outros casos a análise nos conduz a uma Recuperação Administrativa (RADM), que, apesar de não oferecer as benesses de um salvo conduto imediato por 180 dias como na RJ, a gestão do processo é menos burocrática, onde o gestor define a estratégia e não depende de aprovação de outras partes, tendo maior autonomia de atuação frente aos negócios.

Na RADM, entretanto, é fundamental a atuação parceiros financeiros que garantam o fluxo de caixa, visando regularizar o “Contas a Pagar” junto aos fornecedores de insumos e serviços que sejam primordiais para a continuidade do funcionamento da empresa, ao mesmo tempo que possibilitem a continuidade da atividade comercial e recebimentos da empresa.
Além do envolvimento direto dos sócios e investidores e de um parceiro financeiro, na RADM é fundamental a atuação de um advogado especialista em débitos e renegociação bancária / financeira, que dará suporte durante todo o processo de readequação. Por muitas vezes será necessário não só se defender das demandas judiciais, mas provocar discussões contra os credores, focando combater os excessos e abusos comumente observados nesses casos. Se bem conduzidas, essas negociações podem levar a importantes reduções de débitos e melhorar as possibilidades
de renegociação.

Acumulamos uma experiência de sucesso, somente possível devido à atuação direta em inúmeros casos relacionados a RADM e RJ nesses últimos 30 anos.

Nossa Recomendação: Antes de tomar sua decisão final, consulte um profissional especializado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *